Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- analisar o emprego de verbos em textos conforme os critérios de adequação aos tempos, modos e flexões verbais;
- observar e apropriar-se de certos aspectos da língua relacionados aos tempos verbais;
- verificar, por meio de atividades propostas, a função semântico-estilística do verbo na construção do texto.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
- Flexões verbais.
Estratégias e recursos da aula
- utilização do laboratório de informática e sala de vídeo;
- atividades realizadas em grupo ou duplas de alunos;
- utilização de imagens, textos, anúncios e vídeos veiculados na internet.
Disponível em:
http://miriamtorres.blog.terra.com.br/2010/04/14/qual-o-seu-verbo/
O verbo é a base da comunicação verbal, está diretamente relacionado à ação e à existência do homem no mundo. Compreender a representação dos verbos é fator muito importante para interpretar um texto, pois, é o significado dos verbos que faz com que outros termos se liguem a ele.
Atividade
I – Para retomar algumas características da estrutura dos verbos, o professor deverá reproduzir para os alunos a charge e os anúncios publicitários, apresentados, a seguir.
II – A seguir, o professor deverá solicitar aos alunos que realizem, em dupla, as atividades propostas.
A.
Disponível em:
http://aeuropanasnossasmaos.files.wordpress.com/2009/12/verbos-de-accao2.jpg
1. Separe os verbos do quadro conforme a conjugação a que pertencem: 1ª., 2ª. e 3ª.
2. Os verbos do quadro caracterizam-se semanticamente como verbos de ação ou de estado?
B.
Disponível em:
http://3.bp.blogspot.com/_Ys_N2VCWEUU/TEh4qhRaI7I/AAAAAAAAAHk/0-555XlgybA/s1600/verbo+prenderx.jpg
3.Verbos são palavras que podem apresentar flexões de número, pessoa modo e tempo. Identifique estas flexões, a partir do verbo prender, conjugado na charge, informando:
a. Os pronomes que indicam a 1ª. pessoa.
b.Os pronomes que indicam a 2ª. pessoa.
c. Os pronomes que indicam a 3ª. pessoa.
d. O tempo e o modo.
4. O tempo presente expressa uma ação que está ocorrendo no momento da fala ou uma ação habitual. Qual desses casos se aplica ao verbo da charge? Explique.
5. Explique o humor presente na charge.
C.
Disponível em:
http://discutindoaredacao.files.wordpress.com/2010/12/errado2.jpg
6. As formas nominais de um verbo derivam do tema (radical + vogal temática) acrescido das seguintes desinências:
- r para o infinitivo: cantar, trabalhar, viver, sair
-ndo para o gerúndio: cantando, trabalhando, vivendo, saindo
- do para o particípio: cantado, trabalhado, vivido, saído
a.Identifique a forma nominal presente no anúncio das havaianas.
b. A linguagem dos anúncios publicitários geralmente se adapta ao perfil do público ao qual eles se destinam e ao suporte ou veículo em que eles são publicados.
A linguagem empregada no anúncio é formal ou informal? Comprove sua resposta com uma palavra do texto.
A que público se destina o anúncio?
D.
Disponível em:
http://tudibao.com.br/2010/05/estaremos-falando-de-gerundismo-a-praga-do-portugues.html
Gerundismo é o uso exagerado do gerúndio, isto é, emprega-se o gerúndio sem necessidade em situações, por exemplo em que se deveria dizer ‘vou transferir’ ou ‘transferirei’ diz-se ‘vou estar transferindo’.
a. O anúncio acima, trata-se de uma divulgação de livros do professor Pasquale Cipro Neto. Nesse caso, o gerúndio foi utilizado de maneira intencional? Justifique.
b. Reescreva a frase do anúncio, eliminando os gerúndios desnecessários.
Aula 02 (50 minutos)
Atividade
1. Nessa aula, o professor deverá fazer a correção das atividades, aproveitando para fornecer mais informações a respeito da estrutura verbal, a partir dos exemplos retirados da charge e dos anúncios.
Observação: Caso considere necessário, o professor poderá disponibilizar gramáticas para os alunos para que consultem sobre o tema, de acordo com orientações do professor.
Aula 03 (50 minutos)
Atividade
I -. O professor deverá reproduzir para os alunos cópia do conto “Disciplina do amor” de Lygia Fagundes Teles
A disciplina do amor – Lygia Fagundes Telles
Disponível em:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgi_RKxwhdXoqTLDMvEpETk7hawVswqBquit-VodHQs_peneZoVR1puB5i_ElyktlAXyvEUujeyHVx3eg09P9HWYiH5LWX9TVsMoQdg779SZ9Zg1HJpjvV3EUS15le2q74-PP1_uyQdBn-i/s1600-h/cachorro_gd.jpg
Foi na França, durante a Segunda Grande guerra: um jovem tinha um cachorro que todos os dias, pontualmente, ia esperá-lo voltar do trabalho. Postava-se na esquina, um pouco antes das seis da tarde. Assim que via o dono, ia correndo ao seu encontro e na maior alegria acompanhava-o com seu passinho saltitante de volta à casa. A vila inteira já conhecia o cachorro e as pessoas que passavam faziam-lhe festinhas e ele correspondia, chegava até a correr todo animado atrás dos mais íntimos, para logo voltar atento ao seu posto e ali ficar sentado até o momento em que seu dono apontava lá longe.
Mas eu avisei que o tempo era de guerra, o jovem foi convocado. Pensa que o cachorro deixou de esperá-lo? Continuou a ir diariamente até a esquina, fixo o olhar naquele único ponto, a orelha em pé, atenta ao menor ruído que pudesse indicar a presença do dono bem-amado. Assim que anoitecia, ele voltava para casa e levava sua vida normal de cachorro, até chegar o dia seguinte. Então, disciplinadamente, como se tivesse um relógio preso à pata, voltava ao posto de espera. O jovem morreu num bombardeio, mas no pequeno coração do cachorro não morreu a esperança. Quiseram prendê-lo, distraí-lo. Tudo em vão. Quando ia chegando aquela hora, ele disparava para o compromisso assumido, todos os dias.
Todos os dias, com o passar dos anos (a memória dos homens!) as pessoas foram se esquecendo do jovem soldado que não voltou. Casou-se a noiva com um primo. Os familiares voltaram-se para outros familiares. Os amigos para outros amigos. Só o cachorro já velhíssimo (era jovem quando o jovem partiu) continuou a esperá-lo na sua esquina.
As pessoas estranhavam, mas quem esse cachorro está esperando?…Uma tarde (era inverno) ele lá ficou, o focinho voltado para aquela direção.
Disponível em:
http://desmontandotexto.blogspot.com/2009/09/disciplina-do-amor.html
Disponível em:
http://www.releituras.com/lftelles_bio.asp
- Professor, ofereça a seus alunos a biografia de Lygia de A fagundes.
Disponível em:
http://www.releituras.com/lftelles_bio.asp
II – Após a leitura do texto, feita pelo professor, os alunos deverão responder as questões propostas, em dupla.
1. O gênero conto é uma breve e simples narrativa, apresenta as seguintes características:
- apenas uma célula dramática;
- poucos personagens intervem na narrativa;
- cenário limitado, espaço restrito. - espaço de tempo curto;
- diálogos sugestivos que permitem mostrar os conflitos entre as personagens;
- a ação é reduzida ao essencial, há um só conflito;
- a narrativa é objetiva, por vezes, a descrição não aparece;
a. Identifique estas características presentes no conto lido ‘A disciplina do amor’.
b. Como se caracteriza o narrador desse conto? Comprove sua resposta com palavras do texto.
2. Explique o título do conto: Disciplina do amor.
3. Um fato passado pode ser referido de três maneiras distintas:
Pretérito perfeito: expressa uma ação ou um fato concluído no passado.
Pretérito imperfeito: expressa um fato ou uma ação habitual ou que acontecia com freqüência no passado; pode também indicar uma ação que teve continuidade no passado.
Pretérito mais que perfeito: indica um fato que ocorreu no passado antes de outro fato também no passado.
a. Releia o texto e responda: qual o tempo verbal predominante?
4. Releia o primeiro parágrafo do texto:
Foi na França, durante a Segunda Grande guerra: um jovem tinha um cachorro que todos os dias, pontualmente, ia esperá-lo voltar do trabalho. Postava-se na esquina, um pouco antes das seis da tarde. Assim que via o dono, ia correndo ao seu encontro e na maior alegria acompanhava-o com seu passinho saltitante de volta à casa. A vila inteira já conhecia o cachorro e as pessoas que passavam faziam-lhe festinhas e ele correspondia, chegava até a correr todo animado atrás dos mais íntimos. Para logo voltar atento ao seu posto e ali ficar sentado até o momento em que seu dono apontava lá longe.
Justifique a predominância dos verbos no pretérito imperfeito do indicativo neste trecho.
4. Justifique o emprego do pretérito perfeito na passagem seguinte:
O jovem morreu num bombardeio, mas no pequeno coração do cachorro não morreu a esperança.
5. Em uma narrativa, empregam-se verbos no pretérito perfeito para representar situações passadas concluídas e o pretérito imperfeito para se fazer descrições de ambientes e personagens, bem como de suas ações habituais.
Responda:
Qual desses tempos verbais é responsável pela progressão do texto? Justifique sua resposta.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluircasia seu trabalho e muito legal adorei a sua ideia..
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