sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Estratégias de leitura e produção de texto: trabalhando com placas, rótulos, bulas...

Estrutura Curricular

Modalidade:
Tema:
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo
Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo
Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Final:
Análise linguística: léxico e redes semânticas
Ensino Médio
Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Inicial
Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Final
Análise linguística: processos de construção de significação

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • observar e registrar escritas de placas, de outdoors, de letreiros, de faixas e de outros portadores de textos que encontrar em seu percurso para a escola.
  • reconhecer o potencial de leitura que está por trás de qualquer texto e de qualquer suporte textual.
  • produzir textos tendo por base os fragmentos encontrados no percurso de casa até a escola.
  • observar, problematizar e analisar os elementos textuais e outros recursos presentes nesses textos e seus suportes (localização, tamanho), identificando os interlocutores em potencial desses e os objetivos de sua utilização como formas de interação verbal.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada (200 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
 É importante que os alunos saibam com antecedência o que é um repentista, já que esse termo aparece no primeiro vídeo da sequência Um mundo imerso em palavras. Acesse o site http://www.ceara.com/repentistas.htm - acesso em 18/06/2010 - e encontre informações valiosas para fornecer aos alunos sobre o tema.  
Estratégias e recursos da aula
1ª AULA
Essa aula pretende mostrar aos alunos a importância da leitura e escrita na vida do homem. Inicie a aula mostrando a eles uma tríade de filmes chamada Um mundo imerso em palavras, que poderá proporcionar uma discussão muito positiva acerca de tal assunto.   
1º filme de 3 - Um mundo imerso em palavras – http://www.youtube.com/watch?v=xtHsZDEHvvY – acesso em 18/06/2010.  
2º filme de 3 - Um mundo imerso em palavras -  http://www.youtube.com/watch?v=0wOVZ0q9-bE – acesso em 18/06/2010.  
3º filme de 3 - Um mundo imerso em palavras - http://www.youtube.com/watch?v=9nLBNEzIMeU - acesso em 18/06/2010.  
       Agora que os alunos assistiram aos filmes, entregue a eles um questionário para que reflitam sobre o que viram. Promova um seminário em que todos os alunos possam participar oralmente, respondendo ao questionário, ao mesmo tempo em que registram por escrito as conclusões a que chegarem sobre cada questão.

Pergunte sobre o filme:
1)      Quais as necessidades que fazem com que surja a linguagem escrita em tempos remotos?
2)      A palavra oral continua sendo suficiente para uma sociedade cada vez mais informatizada?
3)      Qual é, de acordo com o filme, a principal ferramenta para compreender o mundo?
4)      Apenas decodificar a linguagem é suficiente para exercer a cidadania?
5)      Qual a relação existente entre cidadania e letramento?
6)      O que é a “borrachalhioteca” e o que os seus alunos acham dessa iniciativa?
7)      A fala do escritor Bartolomeu Campos de Queirós nos faz pensar sobre formas inusitadas de se aprender a ler e escrever, que muitas vezes passam despercebidas a um olhar desatento. Qual a importância que a palavra parece ter na vida do escritor?
8)      Peça aos alunos para dizerem o que pensam sobre a fala do escritor “Cada criança lê no meu texto o que falta a ela”. O que ele quis dizer com isso?
É importante chamar atenção dos alunos para as infinitas possibilidades que a palavra proporciona ao leitor e que cada leitor atribuirá um significado diferente ao que lê, tendo por base o contexto em que está inserido e uma porção de outras características.
10)   Você seria capaz de se lembrar da primeira palavra que escreveu? E do primeiro livro que você leu?
11)  O que você notou de diferente entre a “velha escola” e a escola de hoje?
12)   Qual a importância da escrita para os recém alfabetizados?
        Explore o máximo possível os elementos desse vídeo, que são riquíssimos para uma discussão muito positiva em torno do ato de ler e escrever.
2ª AULA
 Depois da profícua discussão que foi feita na aula anterior acerca da importância das palavras, é sugerido que nessa aula os alunos recebam uma cópia do texto Circuito fechado, de Ricardo Ramos.

Circuito fechado 
(Ricardo Ramos, Circuito fechado, Rio de Janeiro, Record, 1978)
Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, caneta, chaves, lenço. Relógio, maço de cigarros, caixa de fósforos, jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapos. Quadros. Pasta, carro. Cigarro, fósforo. Mesa e poltrona, cadeira, cinzeiro, papéis, telefone, agenda, copo com lápis, canetas, blocos de notas, espátula, pastas, caixas de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícara pequena. Cigarro e fósforo. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes, telefone, papéis. Relógio. Mesa, cavalete, cinzeiros, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, cigarro, fósforo, bloco de papel, caneta, projetos de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro-negro, giz, papel. Mictório, pia. Água. Táxi, mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapo, xícara. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Escova de dentes, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta, telefone, caneta e papel, telefone, papéis, folheto, xícara, jornal, cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeiras, pratos, talheres, copos, guardanapos. Xícaras. Cigarro e fósforo. Poltrona, livro. Cigarro e fósforo. Televisor, poltrona. Cigarro e fósforo. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro.  
http://www.scribd.com/doc/6649886/Circuito-Fechado - acesso em 17/06/2010.  
Faça uma leitura bem expressiva desse texto com os alunos. Ao fim da leitura, peça que eles observem a que classe gramatical pertence as palavras utilizadas para compô-lo. Os alunos deverão notar que elas são substantivos e que cada uma dessas palavras ajuda a nomear espaços e objetos que compõem o cotidiano de uma pessoa. Pergunte se é possível descobrir o sexo da pessoa do texto, com o que provavelmente ele trabalha, se ele tem algum vício. Então, após as respostas deles, enfatize a importância das palavras (no caso, substantivos) para a criação de sentidos, possibilidades, mundos.
Agora,  peça aos alunos que escrevam uma história, tendo por base o Circuito fechado, fornecendo detalhes sobre o espaço, dando nome ao personagem, acrescentando conectores, verbos, artigos, advérbios, para criar uma história completa. Deixe os alunos livres para que acrescentem novas informações à história, desde que mantenham as palavras.

Um comentário: