terça-feira, 30 de agosto de 2011

Interpretação de Texto

                                     
Leia atentamente o texto abaixo para responder ao que se pede. Estruture resposta completa.


                        GENTE É BICHO E BICHO É GENTE
             Querido Diário, não tenho mais dúvida de que este mundo está virado ao avesso! Fui ontem à cidade com minha mãe e você não faz idéia do que eu vi. Uma coisa horrível,horripilante, escabrosa, assustadora,triste, estranha, diferente, desumana... E eu fiquei chateada.Eu vi um homem, um ser humano, igual a nós, remexendo na lata de lixo. E sabe o que ele estava procurando? Ele buscava, no lixo, restos de alimento.. Ele procurava comida!
             Querido Diário, como pode isso? Alguém revirando uma lata cheia de coisas imundas e retirar dela algo para comer? Pois foi assim mesmo, do jeitinho que estou contando. Ele colocou num saco de plástico enorme um montão de comida que um restaurante havia jogado fora. Aarghh!!! Devia estar horrível! Mas o homem parecia bastante satisfeito por ter encontrado aqueles restos. Na mesma hora, querido Diário, olhei assustadíssima para a mamãe. Ela compreendeu o meu assombro. Virei para ela e perguntei: “Mãe, aquele homem vai comer aquilo?” Mamãe fez um “sim” com a cabeça e, em seguida, continuou: “Viu, entende por que eu fico brava quando você reclama da comida?”.
           É verdade! Muitas vezes, eu me recuso a comer chuchu, quiabo, abobrinha e moranga. E larguei no prato, duas vezes, um montão de repolho, que eu odeio! Puxa vida! Eu me senti muito envergonhada! Vendo aquela cena, ainda me lembrei do Pó, nosso cachorro. Nem ele come uma comida igual àquela que o homem buscou do lixo. Engraçado, querido Diário, o nosso cão vive bem melhor do que aquele homem. Tem alguma coisa errada nessa história, você não acha? Como pode um ser humano comer comida do lixo e o meu cachorro comer comida limpinha? Como pode, querido Diário, bicho tratado como gente e gente vivendo como bicho? Naquela noite eu rezei, pedindo que Deus conserte logo este mundo. Ele nunca falha. E jamais deixa de atender os meus pedidos. Só assim, eu consegui adormecer um pouquinho mais feliz.

                (OLIVEIRA, Pedro Antônio. Gente é bicho e bicho é gente. Diário da Tarde. Belo Horizonte, 16 out. 1999).


                         



01. O texto lido é do gênero “Relato Pessoal”, do tipo “Diário”. Que marcas textuais comprovam essa afirmativa?


02. A narradora inicia seu relato afirmando não ter mais dúvida de que o mundo está “virado ao avesso”. Porque ela afirma isso?

03. O texto aborda uma problemática social muito específica. Indique tal problemática e justifique sua resposta.

04. Em certo trecho, a narradora se diz muito envergonhada? Do que ela se envergonha?

05. A narradora compara a vida de seu cachorro à vida do homem que buscava comida no lixo. A partir dessa comparação, pode-se afirmar que o autor do texto quer mostrar a vida humana, muitas vezes, sendo menos valorizada que a vida de um animal. Justifique seus comentários.


06. No final do relato, a narradora deposita sua confiança em um ser divino. Por que ela não deposita essa confiança em outro ser humano? Explique.

07. Em sua opinião, o que pode ser feito para diminuir o sofrimento de pessoas como o homem retratado no relato? Justifique.



Trabalhando com interpretação de Texto.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

RECONTANDO ESTÓRIAS: A CIGARRA E A FORMIGA

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Análise crítica das informações; • Interpretação das fábulas com observação a relação de valores morais imbricadas nessas obras literárias.
Duração das atividades
07 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Saber que a linguagem escrita tem o poder de propagar idéias e valores através dos tempos, veja a presença marcante das fábulas e seu não envelhecimento nas gerações de crianças. • Saber que é por meio da criatividade humana que um texto amplamente conhecido pode sofrer alterações e ganhar novo fôlego e público de interesse.
Estratégias e recursos da aula
As estratégias utilizadas serão:
- utilização do laboratório de informática;
- aula interativa em grupos em sala de aula e no laboratório de informática;
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

domingo, 28 de agosto de 2011

O uso das Tecnologias nas Escolas

                    O uso de Tecnologias nos coloca frente às mudanças na cultura, na sociedade, na economia, na educação e aos avanços da ciência e  conhecimentos que precisamos incorporar e lidar em sala de aula. Para isso nós, professores da E.E.Venceslau Brás estamos participando da “Oficina Pedagógica com o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC”.
                   Estamos felizes em contar com a ajuda dos Tutores Juliana Nogueira e Anderson de Jesus, que nos ensina com paciência e dedicação.

                                  
         Quem sou eu como professora aprendiz?    

         Decidida a caminhar ao encontro dos avanços da Ciência, do conhecimento e dos comportamentos dos meus alunos, e disposta a ver na tecnologia uma aliada. Isso significa transformação.


                  Tecnologia ao alcance de todos.
                                   
                                                                         
                                                             Navegar é preciso...”                             

sábado, 27 de agosto de 2011

Profissão de professor...



  "Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda."
                                                                                                

Eu amo Educar!!!

Fotos românticas

Sabemos que a educação não nos deixa milionários
Isto mesmo, mas é uma profissão onde a pedagogia do amor
Move nossos sonhos rumo a um futuro digno
Orgulho temos da profissão que escolhemos
Nela desenvolvemos habilidades
E damos a escolha aos que passam por nós, projetarem-se ou não com competência na sociedade...

Quem sou eu?

                                                   Sou Casia Heliana de Freitas:
Queridas Colegas...Signo de câncer, Professora, casada a 22 anos, mãe de duas lindas meninas (Thaisa - 21 anos e Thamires - 15 anos)e um lindo garoto (Thiago - 14 anos).